quinta-feira, 28 de maio de 2009

Padrão etico no profetismo em Israel

“Fostes vós que devorastes a vinha, o que roubastes do pobre está em vossas casas. Com que direito esmagais o meu povo e calcais aos pés o rosto dos pobres?” (Isaías 3,14-15).

- “Teus chefes são rebeldes, parceiros de ladrões. Todos gostam de suborno e correm atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão e a causa da viúva não chega até eles” (Isaías 1,23).

- “Ai dos que decretam leis injustas e editam escritos de opressão: para afastar os humildes do julgamento e privar do direito os pobres do meu povo, para fazer das viúvas suas presas e roubar os órfãos” (Isaías 10,1).

- “Ouvi esta palavra, vacas de Basã, que estais sobre o monte de Samaria, que oprimis os fracos, explorais os pobres e dizeis aos vossos maridos: Trazei-nos o que beber” (Am 4,1).

- “Eles odeiam quem repreende no tribunal e detestam quem fala com sinceridade. Por isso: porque oprimis o indigente e lhe cobrais um imposto de trigo, construistes casas de pedra lavrada, mas não as habitareis; plantastes esplêndidas vinhas, mas não bebereis o seu vinho. Pois conheço vossos inúmeros delitos e vossos enormes pecados” (Amós 5,10-12).

- “Ai do que constrói sua casa sem justiça e seus aposentos sem direito; que faz trabalhar seu próximo de graça e não lhe paga o salário” (Jeremias 22,13).

- “Eles não sabem fazer o que é reto” (Amós 3,10).

2 comentários:

  1. É interessante nos perguntarmos porque os livros proféticos são interpretados de forma tão desconectada com essa realidade da qual esses fragmentos acima se reportam. Muitos motivos podem estar por trás disso, mas o mais triste é que quando pessoas que querem tentar demonstrar que os livros proféticos têm sua mensagem arraigada na história concreta de seres humanos no passado, ele/a logo recebe um lindo adjetivo: - Herege!

    Parabenizo você Davi por contribuir com um espaço onde possamos opinar, e diferente do que se está aí. Desejo sincerammente que aqueles/as que passarem por aqui pensem, reflitam e dialogem.

    ResponderExcluir
  2. Ola David!

    Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

    Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir