sexta-feira, 3 de abril de 2009

A Historia que esconderam de mim

A escrita é uma forma muito limitada para descrever e expressar toda a revolução que ocorreu comigo durante os encontros. É difícil descrever todas as construções e desconstruções que aconteceram durante esses encontros.

Influenciado por uma estória que colocaram os meus ancestrais, nas cozinhas e senzalas, não podia pensar em uma ancestralidade, que não se limita simplesmente em quitutes, gingas e algumas pouquíssimas palavras. Não tinha como pensar na dimensão de importância que o povo nobre vindo da África, deu na construção de uma nação chamada Brasil.
Essas estórias esconderam valores de homens e mulheres que com suor, lagrimas, alegria e sutilezas conseguiram transmitir os seus conceitos de vida e tradição. Os dominadores tentaram, mas sem sucesso, esconder, prender e eliminar essa identidade que não está simplesmente na cor da pele, mas na alma do povo negro. Em todo o momento nossos ancestrais criaram formas inteligentes de perpetua valores, as crenças e as tradições deixadas na mãe áfrica.
As árvores do esquecimento de nada adiantaram, não existe a possibilidade do negro esquecer sua origem pois as marcas são visíveis em seu corpo. Eles tentaram ludibriar com estórias, afirmativas e até tratados querendo esconder a verdadeira história do povo negro.
Essa semana tive uma revelação, descobrir as minhas origens e os meus valores e a minha verdadeira identidade. Descobrir que irmãos meus ajudaram na construção desse imenso país. Não só na cozinha e no samba; eles ajudaram e contribuíram nas artes, na medicina, na ciência, na economia e tantos outros setores desse Brasil que por algum tempo só eram possíveis a brancos ou “negros embranquecidos”.
Descobrir que os velhos e velhas devem ser respeitados, pois eles são os guardiões da sabedoria, a família, a coletividade, a solidariedade são marcas do meu povo. Realmente posso dizer que só um homem com uma nova visão da vida, da minha comunidade e da minha identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário